Burocracia do Mal


Não há bela sem sem senão, aqui em Istanbul a papelada e todas as marcações e registos oficiais não funcionam nada bem. 
Pode ficar um bocadinho no ar a ideia que estou a exagerar mas eu vou ser mais específica e dar exemplos concretos (ah, e para ajudar na macacada, a lei de registo de permanência mudou o ano passado....):

- Ninguém, eu repito, ninguém, nem mesmo nos serviços internacionais, fala inglês. Portanto entramos numa mimica estranha em que só me apetece chorar porque eles não param de falar turco, então começo-me a rir... e se tiver sorte, eles do nada pegam no telefone, ligam a alguém e pedem-me para esperar. Depois (muito tempo depois...) chega uma pessoa que arranha no inglês e tenta me explicar qualquer coisa e aí eu percebo:

-Mesmo que soubesse falar turco, os membros oficiais responsáveis por atender o público não sabem o que estão a fazer. Às vezes aceitam documentos, às vezes não, às vezes mandam-nos para o cu de Judas (salvo seja) para recolher papelada do mal, às vezes tão fechados, às vezes não lhes apetece trabalhar e temos que voltar duas horas mais tarde...

-Tem de ser tudo tratado em lugares diferentes em Istanbul, o objectivo não é juntar os papeis todos... é treinar para a maratona

-Fecha tudo às 4

-As informações sobre tudo o que temos de fazer (quais os papeis para a permissão de residência, onde ir fazer o cartão de estudante para o metro, como e onde fazer seguro de saude, onde e porquê registar o telemóvel) são passadas de boca em boca. Nada é a verdade absoluta e oficial, simplesmente porque isso não existe aqui

-é obrigatória a marcação de todos os registos on-line... e para cancelar? Impossível têm que se ir lá em pessoa e.... eu nem vou comentar mais neste assunto

Vou fazer uma lista de tudo o que me está a tirar do sério desde o dia em que tive de fazer o visto:

-Visto de estudante 60 euros (mas aparentemente já não é preciso visto de estudante, pode-se entrar no país com visto de turista de 20 euros, mas paga-se mais pela permissão de residência)

-Cartão de transportes 7 liras (para não ter de pagar 4 liras por viagem convém comprar um cartão recarregável, mas onde comprá-lo e como carregá-lo? pois...)

-Cartão de estudante 10 liras(ter de ter carta da faculdade atestando o período de estudos, e marcar on-line o registo numa estação de metro random, levar foto e 10 liras)

-Registar-se nas cadeiras 0 liras uau...(preencher formulário on-line, imprimir, encontrar departamento do coordenador, encontrar coordenador, assinar folha, encontrar erasmus office, registar, e repetir MIL vezes o processo porque as disciplinas fecham, ou porque não há créditos para aquela cadeira, ou porque x, isto quando tudo fecha as 4 e nem sempre o coordenador está no seu escritório...)

-Registar o telemóvel 100 liras( num sítio ainda muito desconhecido e difícil de encontrar, caso contrário eles simplesmente apagam-no depois de um mês cá.)

-Permissão de Residência 256 liras (oh, por onde começar?...) 
(4 fotos, marcação on-line, carta da faculdade, seguro de saúde)
A minha inacabada história com este documento inclui ir e vir à China a pé, passar-me com o pessoal dos bancos, ser enviada de edifício em edifício por Istanbul fora, ir a correr para a polícia e ainda ter de voltar...

 

Sem comentários: